Blog

A Segurança e Saúde no Trabalho e o Novo Coronavírus – Covid19

O Novo Coronavírus – Covid19 tem causado problemas em diversos aspectos do nosso cotidiano: saúde, trabalho e economia são exemplos de setores que mudaram sua dinâmica diante dessa nova realidade. A alta capacidade de transmissão do vírus fez com que cada vez mais órgãos e instituições pensem em formas de conscientização sobre a prevenção.

 

Diante desses fatos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um documento informando as medidas preventivas contra o coronavírus no ambiente de trabalho. Segundo o órgão, a adoção dessas recomendações é uma das formas mais eficazes para evitar a disseminação do vírus no ambiente de trabalho, aumentando assim a segurança dos trabalhadores para desempenhar sua atividades e reduzindo o número de licenças de trabalho ocasionadas pelo Novo Coronavírus – Covid19.

 

Por isso neste blog post, vamos ver algumas das principais medidas sugeridas pela OMS e de que forma essas ações podem ser implementadas de forma ordenada na sua empresa.

 

  • Conserve os ambientes de trabalho limpos e higienizados.

Mantenha e incentive a limpeza das superfícies das mesas, balcões e, principalmente, das áreas de trabalho compartilhadas ou onde clientes permanecem. Uma das principais formas de contaminação é por meio da permanência do vírus nesses tipos de superfícies.

 

  • Providencie espaços para a higienização das mãos.

A recomendação é que haja dispensadores de álcool em gel espalhados pelos principais pontos do ambiente de trabalho, verificando frequentemente se todos estão abastecidos e em pleno funcionamento. Além disso, tenha certeza de que os funcionários e clientes também possam ter um lugar para higienizar suas mãos com água e sabão.

 

  • Informe e incentive sua equipe sobre higienização correta das mãos.

Uma forma de incentivar a lavagem correta das mãos é disponibilizar conteúdos sobre sua execução de forma correta. Os informativos podem ser impressos e colados próximo aos banheiros e pias ou compartilhados digitalmente, via e-mail e redes sociais.

 

  • Informe e incentive a prática da etiqueta respiratória

É importante conhecer algumas regras sobre etiqueta respiratória como, por exemplo, saber que não se deve espirrar ou tossir nas mãos, etc. Para incentivar essas boas práticas, você pode compartilhar informativos de forma física e digital explicando sobre alguns hábitos de etiqueta, como usar o cotovelo no lugar da mão no ato do espirro ou da tosse. Além disso, certifique-se de que haverá máscaras disponíveis para todos e exija a utilização no ambiente de trabalho.

 

  • Acompanhe o estado de saúde dos seus colaboradores

É importante todos os colaboradores estarem cientes que, caso alguém apresente algum sintoma de gripe ou tosse, mesmo que leve, deve procurar o médico que por sua vez, adotará a melhor conduta, incluindo a indicação para teste e/ou para afastamento do trabalho, se for o caso.

 

Essas são algumas das principais dicas para que o ambiente de trabalho se torne um ambiente mais seguro. Contudo, não basta aplicá-las sem um conhecimento das circunstâncias e particularidades em que seu negócio opera.

 

Logo, para que essas medidas ocorram de forma eficaz, é necessário que as empresas tenham um plano profissional detalhado, voltado para a realidade de cada setor. No Brasil, existem empresas que prestam serviços para outras na elaboração de programas de contenção e prevenção contra infecções no ambiente de trabalho. Um exemplo é a Previne, que desde 2007 atua no mercado de segurança e saúde no ambiente de trabalho.

 

O Plano de Contenção e Prevenção de Infecções  da Previne visa suprir as necessidades de cuidados com a saúde no ambiente de trabalho, possibilitando que a empresa adote as medidas necessárias de prevenção e continue funcionando durante esse período.

 

O Plano de Contenção e Prevenção de Infecções  da Previne  visa orientar aspectos como: Gestão de riscos associados à transmissão pela COVID-19; Medidas de proteção no ambiente de trabalho; Higienização de espaços e métodos preventivos; dentre outros.

 

Por se tratar de uma doença ainda em estudo, o Plano de Contenção e Prevenção de Infecções  da Previne  também traz informações atualizadas sobre:

 

  • Novo Coronavírus – Covid19 (transmissão, sintomas, diagnóstico e precauções);
  • Relações de atendimento do serviço de saúde;
  • Opções de proteção econômica do emprego para o empregador e os empregados
  • Relações de proteção para os trabalhadores da empresa;
  • Informação sobre os impactos do Novo Coronavírus – Covid19 nos negócios da empresa.

 

Outro ponto de destaque do Plano é a estratégia de combate contra as Fake News, com informações de fontes confiáveis, para que você tenha ciência de novas informações de forma segura.

 

Para conhecer mais sobre esses serviços, entre em contato a equipe da Previne e descubra como ter um plano para cuidar da sua empresa em meio a um cenário tão desafiador..